Todas as imagens são protegidas por direito autoral. Não é permitido o uso sem autorização. (lena.trindade@terra.com.br)

28 de jan. de 2011

Rio Art Déco

Salão do Bar Lagoa, na avenida Epitácio Pessoa



À esquerda, painel do desenhista J. Carlos, na loja Arezzo (rua Gonçalves Dias, centro do Rio).
À direita, hangar construído originalmente para o Zeppelin em Santa Cruz, Rio de Janeiro, um dos únicos hangares ainda em funcionamento no mundo



.Foram 113 fotografias em exposição durante dois meses e meio na Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues, entre as mais de mil que cliquei ao longo de quase um ano para registrar um estilo arquitetônico que sempre me fascinou: o art déco. Os registros mostram detalhes geométricos que adornam interiores e fachadas de construções históricas do Rio de Janeiro, sobretudo da Zona Sul.

Muitos visitantes anotaram os endereços nas legendas das obras para depois visitá-las. Algumas são bem familiares , como o Cristo Redentor, a Central do Brasil, o bar Lagoa e a escadaria do cinema Roxy. São locais públicos e não é preciso permissão para conhecer.

Nem sempre foi fácil conseguir permissão para entrar em edifícios tradicionais, mas valeu a pena a persistência, pois é fascinante percorrer os halls de edifícios ilustres como o Biarritz e o Tabor Loreto, no Flamengo, o Itahy, em Copacabana e a Casa Basbaum, na Urca
.


Acima, detalhe do gradil da fachada do edifício Biarritz

Um comentário:

  1. Excelentes fotos e exposição, que tive o prazer de rever no hotel Windsor Copacabana semana passada durante o fantástico Congresso Mundial do Art Déco. Na quarta-feira , final de tarde, tive a oportunidade de conhecer o interior da Casa Basbaum--minha vizinha aqui na Urbano Santos e a visita só fez confirmar a excepcional qualidade e sofisticação dessa construção que, por si só, já justificaria, em muito, a realização do Congresso no Rio. Os estrangeiros presentes, em sua maioria, ficaram literalmente boquiabertos e encantados com tamanha beleza. E suas fotos merecem um livro bem produzido, à altura da qualidade das fotos e competência da fotógrafa. Parabéns!

    ResponderExcluir